barra contato 003

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

O Programa de Atividades Complementares – PAC dos cursos de Graduação, atende as Diretrizes Curriculares nacionais estabelecidas pelo MEC, tem por finalidade o desenvolvimento, a avaliação e o aproveitamento das atividades complementares, cujo cumprimento é indispensável para a colação de grau.
As Atividades Complementares de que tratam o Programa PAC têm a finalidade de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, privilegiando a complementação da formação social e profissional. O que caracteriza este conjunto de atividades é a flexibilidade de carga horária semanal, com controle do tempo total de dedicação do estudante durante o semestre ou ano letivo, de acordo com o Parecer do CNE/CES nº 492/2001.
As Atividades Complementares são diversas e o intuito do programa é diversificar as habilidades do aluno em um rol apresentado pela própria Coordenação e regrado por seu Regulamento 003/2009 expedido pela reitoria da universidade.
As Atividades Complementares objetivam o reconhecimento das habilidades e competências adquiridas pelo aluno, por meio de vivências e experimentos internos ou externos ao curso, priorizando aqueles que envolvam as relações com o mundo do trabalho e a integração com a sociedade; estimulam a prática de estudos independentes, transversais, opcionais e interdisciplinares; flexibilizando o currículo pleno; possibilitando o aprofundamento temático, a atualização científica e profissional bem como o desenvolvimento da consciência social e da identidade nacional. Participação em eventos internos e externos à Instituição de Educação Superior, tais como semanas acadêmicas, congressos, seminários, palestras, conferências, atividades culturais; Integralização de cursos de extensão e/ou atualização acadêmica e profissional. Atividades de iniciação científica, assim como de monitoria. (veja o regulamento aqui)
As Atividades Complementares constituem componentes curriculares enriquecedores do próprio perfil do formado, sem que se confundam com o estágio supervisionado.
Estágio é um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior. Além disso, deve fazer parte do projeto pedagógico do curso e integrar o itinerário formativo do educando.

 

Caríssimos Alunos,

No intuito de cada vez mais aprimorarmos o aprendizado e padronizarmos os relatórios circunstanciados para a obtenção de Horas PAC, desenvolvemos o Formulário específico para o preenchimento do relatório de Horas PAC. Este formulário deverá ser entregue na secretaria de graduação sempre que o aluno houver frequentado assistido ou participado das atividades constantes da Resolução 003/2009.

Coordenação de Extensão e Atividades de Estágio
IMPRIMA O SEU AQUI

Topo