barra contato 003

Bolsas de estudos – Entidades financiadoras

Nacionais

Capes

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) - agência de fomento do governo federal -, oferece uma série de bolsas para vários países, especialmente em nível de doutorado, pós-doutorado e estágios no exterior. Geralmente os candidatos estão vinculado a uma instituição de ensino no País, cursando programas de pós-graduação.
Mais informações: http://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-exterior

CNPq

Vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico financia bolsas para doutorado sanduíche e e doutorado pleno no exterior.
Mais informações: http://www.cnpq.br/web/guest/apresentacao13

FAPERJ

Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro é uma agência de fomento à pesquisa, que atua no estado do Rio de Janeiro. É vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do estado.
Mais informações: http://www.faperj.br/

Fundação Casade Rui Barbosa – FCRB

Instituição pública federal, vinculada ao Ministério da Cultura localizada na cidade do Rio de Janeiro, oferece bolsas de estudos em política cultural, história, direito e filologia, ou seja, em cultura brasileira em geral .
Mais informações: http://www.casaruibarbosa.gov.br/

Fundação Estudar

Criada em 1991, a Estudar concede bolsas para alunos brasileiros realizarem mestrado e doutorado no exterior. Em mais de 20 anos de atuação, a fundação já concedeu cerca de 500 bolsas de estudo.
Mais informações: http://www.estudar.org.br/programadebolsas/

Fundação Lemann

O Programa de Talentos Lemann Fellowship oferece bolsas de estudos parciais e integrais em universidades de ponta, como Harvard e Stanford. Nos últimos sete anos, o programa já auxiliou quase 100 candidatos. Tem como foco: profissionais e pesquisadores com bom desempenho acadêmico.
Mais informações: http://www.fundacaolemann.org.br/fellowship/

Instituto Ling

Sediado em Porto Alegre, o Ling já já distribuiu, através de seus programas, 178 bolsas de estudo de pós-graduação em conceituadas universidades do mundo.
Mais informações: http://www.institutoling.org.br/?page_id=55

 

Internacionais

Alemanha

  • O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (Daad, em alemão) oferece bolsas para cursos de mestrado e doutorado com temáticas relacionadas ao desenvolvimento sustentável, políticas públicas, açlém de especialização em música, artes, desing, artes cências, arquitetura e cinema.

Mais informações: http://www.daad.org.br/pt/18313/index.html

  • A Fundação Heinrich Böll é uma organização política alemã sem fins lucrativos. Foca nos estudos da ecologia e da sustentabilidade, da democracia e dos direitos humanos, da autodeterminação e da justiça social. Concede bolsas para estudantes brasileiros interessados em realizar pós-graduação na Alemanha.

Mais informações: http://www.boell.de/

  • Fundação Alexander Humboldt Foundation oferece bolsas para brasileiros com grau universitário a possibilidade de levar a cabo um projeto em política, economia, mídia, administração ou cultura. Estão aptos a concorrer os estudantes com conhecimentos de inglês ou alemão.


Mais informações:http://www.humboldt-foundation.de/web/german-chancellor-fellowship.html

 

América Latina

  • A Fundação Beca, baseada no México, oferece oportunidades para candidatos da América Latina realizar estudos de pós-graduação no exterior. São concedidas bolsas parciais e integrais.

Mais informações: http://www.fundacionbeca.net/becas_instituciones.php

  • O Programa de Bolsas Ibero-Americanas, é uma iniciativa com 5 anos de duração - 2011 à 2015 - que incentiva e promove a mobilidade de estudantes de graduação entre universidades iberoamericanas. São 10 países participantes: Brasil, Argentina, Espanha, Chile, Colômbia, México, Peru, Portugal, Porto Rico e Uruguai.

Mais Informações: www.santanderuniversidades.com.br

Austrália

  • Disponibiliza bolsas e auxílios para estudos no exterior. Com o programa de bolsas da Endeavour é possível fazer o mestrado e o doutorado em instituições australianas. A seleção deste ano finaliza no dia 30 de junho.

Mais informações: http://www.innovation.gov.au/InternationalEducation/Endeavour

Bélgica

  • Com o programa Vlir-Uos, candidatos brasileiros podem fazer mestrado, estágios ou pesquisas de curta duração em instituições belgas.

Mais informações: http://www.scholarships.vliruos.be/en/countries/LandDetail?cl=3845

  • A Katholiek Universiteit Leuven oferece, ao longo de todo ano acadêmico, bolsas para professores universitários de países em desenvolvimento, que desejam visitar a KUL por um curto período de tempo. As bolsas para jovens professores universitários e pesquisadores, principalmente de países da América Latina, possuem uma duração de 3 a 6 meses, no quadro de seu programa acadêmico.

Mais informações: www.kuleuven.be/international

  • A Fondation Universitaire Notre-Dame de la Paix, que representa a Université de Namur , oferece bolsas de estudos para estudantes não pertencentes à União Europeia, sobretudo de países em desenvolvimento, que já concluíram programas de mestrado, e que desejam realizar programas de mestrado complementar, doutorado ou doutorado-sanduíche.

Mais informações: www.fundp.ac.be

Canadá

  • O programa de bolsas internacionais disponibiliza uma série de programas para candidatos brasileiros interessados fazer pós-graduação ou desenvolver pesquisas no Canadá.

Mais informações: https://w01.scholarships-bourses.gc.ca/scholarshipnoncdn-boursenoncdn.aspx?lang=eng

  • O Fundo de Pesquisas de Québec oferece uma série de bolsas para programas de mestrado, doutorado e pós-doutorado para pesquisadores brasileiros

Mais informações: http://www.fqrnt.gouv.qc.ca/en/bourses/index.htm

China

  • O governo chinês, através da Embaixada da República Popular da China no Brasil, disponibiliza anualmente bolsas integrais para estudos no nível de pós-graduação.

Mais informações: http://br.china-embassy.org/por/whjl/t1010372.htm

  • Programa TOP CHINA é uma iniciativa pioneira do Santander Universidades que promove o intercâmbio entre Brasil e China para o debate de temas de interesse global. A cada ano o Programa amplia seu impacto na sociedade, beneficiando alunos e professores.

Mais informações: www.santanderuniversidades.com.br

Dinamarca

  • Existe uma séria de programas que oferece subsídios públicos para financiamento de cursos de pós-graduação no país.

Mais informações: http://www.udiverden.dk/Default.aspx?ID=4729

Espanha

  • Fundação Carolina. O programa de bolsas da entidade oferece uma série de auxílios para candidatos de várias áreas fazerem cursos de pós-graduação na Espanha.

Mais informações: http://gestion.fundacioncarolina.es

  • As bolsas Maec-Aecid fazem parte de um programa do Ministério de Assuntos Exteriores e Cooperação española para estudos no nível de pós-graduação. Existem bolsas, inclusive, para que está no último ano da graduação.

Mais informações: http://www.becasmae.es

  • Programa Fórmula Santander é uma das iniciativas de mobilidade internacional que beneficia 300 estudantes universitários do Brasil, Espanha e Reino Unido. Voltado para estudantes de graduação e de pós-graduação, o Fórmula Santander envolve universidades brasileiras, espanholas e britânicas com as quais mantem acordos de colaboração. São 100 bolsas de estudos para cada um dos três países, tendo como prioridade beneficiar alunos que apresentem desempenho acadêmico destacado, condições socioeconômicas desfavoráveis e bons conhecimentos de outros idiomas. Pelo período de até 6 meses, os universitários brasileiros poderão vivenciar um intercâmbio cultural em uma das mais de 1020 universidades conveniadas ao Santander Universidades em todo o mundo. O valor total da bolsa é equivalente a 5 mil euros.

Mais informações: www.santanderuniversidades.com.br

Estados Unidos da América

  • A Education USA - fonte oficial sobre estudos nos Estados Unidos -, consolida e disponibiliza informações sobre bolsas de estudos em universidades americanas abertas para brasileiros.

Mais informações: http://www.educationusa.org.br/site/agenda/internas.php

  • A Comissão Fulbright no Brasil oferece várias possibilidades de bolsas de pós-graduação para brasileiros. No programa de de doutorado parcial, estudantes podem desenvolver parte da pesquisa nos Estados Unidos.

Mais informações: http://www.fulbright.org.br/content/view/11/70/

França

  • A agência oficial de promoção do ensino superior francês consolida a oferta de bolsas e oportunidades de estudos no país. O programa Eiffel é Uma das possibilidades de bolsa para brasileiros.

Mais informações: http://www.bresil.campusfrance.org/node/6585

Grã-Bretanha

  • As bolsas Chevening financiam bolsas de mestrado nas universidades britânicas. O programa também incentiva a criação de um grupo de relacionamento e networking entre os participantes.

Mais informações: http://www.chevening.org/brazil/

  • A Universidade de Newcastle oferece bolsas exclusivas para brasileiros interessados em cursar a pós-graduação na Inglaterra. A seleção para este ano se encerra no dia 30 de junho.

Mais informações: http://www.ncl.ac.uk/postgraduate/funding/search/list/brazil

Holanda

  • Centraliza as opções de bolsas disponíveis em universidades holandesas. Também detalha as fontes de financiamento para quem tem interesse em estudar na Holanda.

Mais informações: https://www.nesobrazil.org/bolsas-de-estudo/bolsas institucionais/grantfinder

Hungria

  • A Fundação Tempus administra programas de cooperação internacional na área de educação. É possível conseguir financiamento para realização de estudos em nível de pós-graduação.

Mais informações: http://english.tpf.hu/

Itália

  • O Ministério das Relações Exteriores italiano concede bolsas de estudo para brasileiros cursarem a pós-graduação no país.

Mais informações: http://www.esteri.it/MAE/IT/Ministero/Servizi/Stranieri

Japão

  • O Governo Japonês oferece bolsas de estudo para brasileiros em universidades japonesas para pesquisa e cursos profissionalizantes, por exemplo.

Mais informações: http://www.br.emb-japan.go.jp/bolsas_programas.html

Malásia

  • O programa internacional de bolsas do governo da Malásia busca atrair profissionais de nível de pós-graduação ao país. Tem como prioridade áreas como Engenharia, Agricultura, Tecnologia da Informação, Saúde e Biologia.

Mais informações: https://payloan.mohe.gov.my/INTER/

Nova Zelândia

  • O governo da Nova Zelândia seleciona candidatos em nível de doutorado para bolsas integrais no país. As inscrições para os interessados se encerram no dia 15 de julho.

Mais informações: http://www.newzealandeducated.com/int/en/institutions_courses

Portugal

  • O Programa de Bolsas Luso-Brasileiras, que estimula a cooperação entre Brasil e Portugal. São bolsas de estudo de um semestre para estudantes de graduação aprofundarem seus conhecimentos e vivenciarem outras práticas culturais. Lançado em 2007 na comemoração dos 150 anos do Santander, o Programa fortalece os laços de cooperação entre os países ibero-americanos, estreitando relações bilaterais.

Mais informações:www.santanderuniversidades.com.br

Rússia

  • A Aliança Russa, representante oficial das universidades da Rússia no Brasil, oferece bolsas para cursos de mestrado.

Mais informações: http://www.aliancarussa.com.br/site/

Suíça


  • O Governo Suíço oferece bolsas para estudos de pós-graduação exclusivos para brasileiros. São auxílios para a realização de mestrados, doutorados e pós-doutorados. Próxima seleção ocorre em agosto.

Mais informações: http://www.eda.admin.ch/eda/pt/home/reps/sameri/vbra/cgsao/brasci/brauni.html

Taiwan

  • O Fundo de Desenvolvimento e Cooperação Internacional do governo de Taiwan disponibiliza bolsas integrais para estudos de pós-graduação no país.

Mais informações: http://www.icdf.org.tw/ct.asp?xItem=12505&CtNode=30316&mp=2

Turquia

  • O Governo da República da Turquia reestruturou as bolsas de estudo concedidas a estudantes estrangeiros. De acordo com o novo enquadramento estão disponíveis as seguintes Bolsas: Bolsa de estudo para a frequência de curso de pós-graduação em História e Civilização; Bolsa "İbni Haldun" para a frequência de curso de pós-graduação em Ciências Sociais; Bolsa de estudo para a frequência de curso de pós-graduação em Estudos Econômicos; Bolsa "Ali Kuşçu" para a frequência de curso de pós-graduação em Ciência e Tecnologia; Bolsa "Yunus Emre" de Estudo de Língua Turca.


Mais Informações: www.turkiyeburslari.org e www.trscholarships.org

União Europeia

  • O programa Erasmus Mundus, criado pela União Europeia, oferece bolsas integrais para realização de cursos de mestrado e de doutorado em países pertencentes ao bloco.

Mais informações: http://eacea.ec.europa.eu/erasmus_mundus

Topo