barra contato 003

Leitura

Os textos acadêmicos devem ser lidos com um olhar critico. Os julgamentos e as interpretações que você faz dos textos lidos são os primeiros passos para a formulação de sua própria abordagem.

A leitura crítica significa ler com a consciência de um propósito. Muitas vezes os alunos lêem sem rumo, esperando que as ideias-chave de alguma forma "entrem" na sua cabeça. Se você descobriu algumas das idéias centrais nas leituras que você tem feito, você pode começar a pensar criticamente. Na verdade, você está engajado na prática que muitas vezes é um dos principais objetivos de uma educação universitária: você está praticando o pensamento.

As técnicas aqui apresentadas não serão para a realização de uma leitura rápida, mas de focar de forma seletiva, em seguida, compreender e lembrar o que foi lido.

 

Leitura Crítica: O QUE É?

Para ler criticamente é preciso fazer juízos sobre a forma como o texto se estruturou. É preciso se distanciar das argumentações do autor. É importante, portanto, não ler olhando apenas ou, principalmente, para obter informações, mas ler procurando maneiras de pensar sobre o assunto.

Faça as seguintes perguntas:

· Como isso funciona?

· Como está estruturada a argumentação?

· Como são apresentadas as evidências (os fatos, exemplos, etc) utilizados e interpretados?

· Como é que o texto chega às conclusões?

Para realizar bem essas instruções, sigam os seguintes passos:

 

Faça o skimming do texto.

Isso é, faça uma exploração geral do texto sem se deter em um ponto específico. Neste momento, busca-se a ideia geral do texto. Comece a fazer alguns julgamentos sobre o contexto. Quem é o autor? De que país? Sua formação? O público-alvo ao que o texto se dirige? Quais fontes e referências utilizadas? Em que contexto histórico o texto foi escrito? (Por exemplo, um título como "Igualdade de Gênero" pode ser interpretado de uma maneira, se for escrito em 1957 e, eventualmente, sugerir questões diferentes se tivesse sido escrito em 2013.). Todas estas questões de contexto podem contribuir para a sua avaliação.

Apesar de o professor, não raramente, usar somente uma parte da obra, não deixe de olhar o livro como um todo. Análise os títulos e os subtítulos dos demais capítulos, quando que a obra foi escrita e os conceitos apresentados. Essa técnica permitará que você ganhe foco, capturando, dessa maneira, quais os principais aspectos tratados pelo autor.

 

Realize o scanning do texto.

É o momento de se aprofundar. Determinar qual a tese, o tópico central do texto. É a fase da leitura crítica. Essa tem de identificar e avaliar como que as afirmações centrais são desenvolvidas e defendidas. Busque distinguir os tipos de metodologia e teorias empregadas. Ao ler o texto procure notar, especialmente, as definições, exemplos e os conceitos importantes.

Marque as passagens-chave no texto. Para tanto, use símbolos para mostrar diferentes tipos de pontos (por exemplo, asteriscos para definições, setas para exemplos).

Não saia grifando todo o texto. Primeiramente, leia a seção inteira antes de destacar. Desta forma, você pode ver o desenvolvimento de toda a idéia e talvez até encontrar um ponto em que o autor reafirma seus argumentos de forma mais concisa.

Procure escrever as ideias principais e as explicações resumindo em notas breves e com suas próprias palavras. Isso obriga você a processar o material em sua própria mente e ajuda a rever mais tarde.

Topo