barra contato 003

Pesquisa Acadêmica

Como Iniciar uma Pesquisa Científica

O desenvolvimento de uma pesquisa de cunho científico resulta de uma vontade de conhecer algo. Tal vontade, porém, não se limita a uma simples curiosidade. Deve ser sistematizada e seguir rigorosos procedimentos. A pesquisa em ciência não pode ser limitada à busca de uma solução técnica para um problema. O foco principal reside na tentativa de melhor entender o problema, bem como de compreender os motivos do sucesso (ou do fracasso, se for o caso) da hipótese testada. O primeiro passo, então, é o estabelecimento de uma problemática que traduza, de modo adequado, essa curiosidade inicial.

Sugestão de atividade

1. Proponha uma pergunta “ingênua”.
2. Identifique o tema ligado a essa pergunta.
3. Colete informações básicas sobre esse tema (nessa fase de aproximação, não há muito rigor quanto às fontes de tais informações, isto é: wikis e outras fontes não-científicas servem, apenas nesse momento, para familiarizar o pesquisador iniciante com o tema).
4. Separe algumas indicações bibliográficas pertinentes ao seu tema (agora a literatura informal não vale mais). O ideal é que você busque materiais mais recentes em diferentes tipos de publicação (livros, revistas e teses). Provavelmente, você não encontrará nada que dê conta especificamente de seu problema. Não se preocupe e lembre-se de que você ainda está coligindo informações sobre o tema.
5. Após fazer um primeiro olhar nesse material, tente transformar sua “pergunta ingênua” em uma “pergunta de partida”.

Fluxograma para Pesquisa Acadêmica

fluxograma pesquisia academicia

Como coletar informações para sua pesquisa

Consulte sempre seu projeto

Para leitura de investigação, tenha sempre em mente que você está procurando maneiras de responder a sua pergunta de pesquisa. Desse modo, tenha sempre as mãos o seu projeto. Ele permitirá que você se mantenha focado, não abrindo demasiadamente o leque da pesquisa.

Livros

Para o livro sempre folhear e observar o prefácio, a tabela de conteúdo e índice para ver o panorama geral e argumento da obra.  Em seguida, começar a ler as seções em seu próprio tópico. Se você vir que o material é útil, expanda sua leitura para estabelecer o contexto de idéias que você pode querer analisar em detalhe. (Nunca citar ou paráfrasear, sem compreender o contexto).

Artigos

Leia o resumo primeiro para ver se o artigo será de utilidade para você. Posteriormente, leia as referências bibliográficas para saber se o autor utilizou de fontes confiáveis. Se você decidir ler o artigo, foque na introdução, na conclusão, nas tabelas e nas figuras. Em seguida leia todo o trabalho para observar como as seções se ralacionam com o que você viu nas apresentações dos resultados.

Internet

Seja especialmente cuidadoso de fontes da Internet. Verificar sempre o autor e a página de onde está retirando o texto.  Crie um banco de dados com suas principais páginas de fontes da internet.  Há diversos programas disponíveis para organizar suas páginas favoritas diretamente em seu browser.

Referências Bibliográficas

Atenção especial para as referências bibliográficas utilizadas pelos autores que você tenha pesquisado.  De repente o texto não lhe seja útil, mas o autor utilizou alguma obra que lhe servirá e você desconhe.  Portanto, sempre leia as referências bibliográficas. É uma forma de ganhar tempo e ampliar sua pesquisa.

Topo